top of page
mev.jpg

A Medicina do Estilo de Vida

O que significa?

A MEV adota os hábitos saudáveis como a melhor forma da pessoa ter bem estar e longevidade com qualidade de vida. Ela parte do princípio de que a doença surge quando nossos hábitos vão contra as reais necessidades do nosso corpo, e busca reverter esse quadro. O médico atua como um consultor que irá identificar os potenciais fatores de risco para a saúde global e adotar as melhores estratégias baseadas em dados científicos comprovados, para que a pessoa possa desenvolver hábitos mais saudáveis e assim, poder desfrutar de uma vida com bem-estar, longevidade e qualidade de vida.

Minha Abordgem

Quando surgiu?

A medicina do estilo de vida começou a ser pensada em 2004, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Inicialmente surgiu como um movimento que buscava um sistema de saúde diferenciado e sustentável, sempre amparado por estudos científicos e evidências.

A MEV está assentada em seis grandes pilares para que a pessoa possa ter uma vida mais saudável. São eles:

Alimentação

Os hábitos alimentares de uma pessoa podem ser  o tratamento (ou a causa)  de uma grande variedade de doenças. Por conta disso, a medicina do estilo de vida prega uma dieta saudável, menos industrializados ou ultraprocessados.

Relacionamentos

Somos mamíferos e, portanto, seres sociáveis. Precisamos nos relacionar com outras pessoas. Isolamento e solidão afetam nosso comportamento, como evidenciou a pandemia. Precisamos criar e manter conexões sociais  para nosso próprio bem estar emocional. A sexualidade é uma parte importante da nossa vida e é um dos itens considerados pela OMS para medir a qualidade de vida de uma pessoa. Ter uma relação com a própria sexualidade faz a pessoa ter melhor qualidade de vida e bem estar físico e mental.

Atividade física

O sedentarismo hoje é comprovadamente o grande vilão da nossa saúde. Assim, a MEV defende e estimula a prática de atividades físicas para prevenção e tratamento de doenças. Precisamos nos movimentar pelo menos 150 minutos por semana.

Gerenciamento do stress

O stress é considerado o “mal do século”. Ele pode ter um grande impacto na saúde de uma pessoa, gerando tanto problemas físicos (queda de cabelo, hipertensão, obesidade) quanto transtornos mentais (depressão, ansiedade, síndrome do pânico). Aprender a gerenciar nossas emoções e controlar o stress é fundamental para a nossa qualidade de vida.

Saúde do sono

A privação de sono traz diversos problemas para a vida da pessoa. Afeta o nosso humor, a concentração, a memória e pode gerar disfunções imunológicas que abrem espaço para muitas doenças. A MEV visa estimular o sono saudável, identificando e tratando distúrbios que prejudicam a qualidade do sono bem como orientando a higiene do sono.

Controle de substâncias tóxicas

Drogas lícitas como álcool e tabaco são comprovadamente nocivas para a nossa saúde. O tabagismo causa problemas pulmonares, enquanto o consumo excessivo de álcool ataca o fígado – para citar apenas os problemas mais óbvios de cada um. Diminuir o consumo dessas substâncias é fundamental para quem busca uma vida com mais saúde.

Por que escolhi a Medicina do Estilo de Vida

Hoje, posso afirmar com toda a certeza, que os caminhos que trilhei para chegar até esse ponto da minha vida profissional, foram diversos, tortuosos e complexos. 

Escolhi a medicina muito jovem, aos 17 anos ingressei no primeiro ano de faculdade. Os jovens são inquietos, questionadores e nem sempre sabem o que querem, mudam de opinião como quem muda de roupa. Comigo não foi diferente. Comecei a questionar essa escolha lá pelo terceiro ano. Naquele tempo, a medicina era ainda muito tecnicista, pouco abordava os problemas psicológicos e sociais que geram a maioria dos transtornos e doenças. Apenas o aspecto biológico era abordado. Assim, vida vai ficando sem poesia, as pessoas passam a ser vistas de forma fragmentadas. - Você viu a lesão no braço dela? Percebeu o som dos brônquios na ausculta pulmonar? O fígado está aumentado de volume à palpação. E por esse viés, ia sendo composto nosso aprendizado. 

Além de me sentir incompleta, fui ficando, também, insatisfeita. Optei pela Ginecologia e Obstetrícia, seguindo os passos de uma prima dois anos mais velha que estudava na mesma Universidade. De qualquer forma, tive a chance de estudar e acompanhar o desenvolvimento da vida desde a fertilização do óvulo até o nascimento do bebê. Foi realizador. Por um tempo. Depois vieram as inquietações e quis entender melhor sobre o que é a vida, os comportamentos, a mente. Foi através do curso de especialização em Administração que tive o primeiro contato com a Filosofia, daí para a Mitologia e em seguida, decidi fazer uma especialização em Sexualidade Humana e daí para a Psicologia  Analítica, foi apenas um passo. Um passo que me lançou em outra dimensão do conhecimento e que descortinou uma nova área de atuação. Passei a ser Sexóloga e Psicoterapeuta. 

Para sedimentar conceitos e ampliar meus conhecimentos na área da Psi, fiz um mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde e logo depois, uma especialização em Psiquiatria.

Descobri ao longo desse tempo, a importância da terapia, fazendo também, terapia por mais de trinta anos consecutivos. Através do meu processo terapêutico e dos estudos em Psicologia Analítica e Mitologia, busco ajudar meus pacientes há mais de vinte anos, a se conhecerem melhor, entendendo as nuances da sua personalidade, bem como das pessoas que eles convivem, gerenciando melhor suas emoções. 
Descobri também, a importância dos hábitos saudáveis quando parei de consumir alimentos como: refrigerantes, frituras e guloseimas. Minha saúde física, que já era boa, melhorou ainda mais e minha imunidade foi ficando cada vez melhor. Ao mesmo tempo, desenvolvi o hábito de praticar atividades físicas e comecei a malhar em academia, fazer pilates e algumas vezes dança. Agradeço muito os músculos fortalecidos que sustentam as três hérnias de disco que tenho na minha coluna. Meu ponto fraco, definitivamente, é o meu aparelho ósteo-articular e a atividade física regular tem me mantido longe de clínicas e hospitais. 

Espero que esse breve depoimento possa contribuir para que você passe a adotar um Estilo de Vida  Saudável. Essa é a minha missão e espero que seja a sua meta também. 

Hoje percebo a importância de uma Medicina que promove a saúde e o bem estar, previne possíveis danos à saúde física e mental e cuida das pessoas vendo elas como um Ser Integral e não apenas suas partes, (órgão, tecidos e células). 

Captura de Tela 2024-03-13 às 11.02.33.png
bottom of page